segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Formica e Estrutura da Bancada de Porcelanato

Boa segunda feira!!!
Semana curta essa, né?!? Feriadão bem na sexta!!! Oh delícia.
Vou mostrar como está ficando a minha cozinha, e a estrutura de metalon pronta, só esperando para ser revestida de porcelanato.
Minha cozinha e área de serviço foi revestida de formica. Formica é uma marca de laminado alta pressão decorativo que pode ser aplicado sobre azulejos, concreto, alvenaria, e outros.
A formica pode ser usada em cozinhas, área de serviço, banheiro (inclusive na área molhada), saunas, salas, quartos, hospitais, shoppings, restaurantes...etc.
É um material super resistente, e vem em placas em 3 diferentes tamanhos:
1,25 x 2,51; 1,25 x 2,80 e 1,25 x 3,08.
O tamanho escolhido lá pra casa foi o 1,25 x 2,51, no total foram gastos 6 chapas.
Como os pedaços são grandes, conseguimos fazer várias áreas sem nenhuma emenda. A paginação foi feita por mim.
Foram 3 dias de trabalho, um pra preparar as paredes, outro pra lixa-las e começar a colar, e o ultimo para terminar de colar e rejuntar (o rejunte é feito com cimento branco).
Mas reparem que onde haverá armário não foi colado a formica, isso porque os mesmos vem com fundo de MDF.
Vamos as fotos:

(clica que aumenta)

Área de serviço


Área de serviço (porta do banho serviço)


Área de serviço (parede do tanque e máquina)


Cozinha (formica atrás da geladeira)
Restante da parede terá armários
  

Cozinha (terá armário onde não foi revestido)


Cozinha (parede bancada, fogão e coifa)
Um pedacinho da estrutura de metalon


Cozinha (local da coifa e do fogão)
Aqui já dá pra ver melhor a estrutura.


Estrutura de metalon que posteriormente será
revestida de porcelanato que imita madeira.


Olha como vai ficar depois:



Nichos de vidro embutidos


Bancada revestida em porcelanato.


Parede e embaixo do balcão - pintura efeito concreto

22 comentários:

  1. Nossa ficou maravilhoso, eu amei! Super branquinho! Bjaum e parabens!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Achava que formica só era usada para revestir armários e portas! Adorei! Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada!
      As formicas de revestir armário e portas são mais finas 0,8 mm já as de colocar na parede são um pouco mais grossas 1,3mm.

      Excluir
  3. Olá, achei super interessante essa opção, tbém achava que fórmica era só pra revestir armários. Vc poderia me dizer se é possível usar a fórmica como cabeceira de cama box? A parede que seria revestida está emassada e com uma demão de tinta látex, haveria algum empecilho? E onde comprar a fórmica em BH? Se puder responder ficaria muito grata. Um abraço:)

    ResponderExcluir
  4. Você pode usar a formica como cabeceira de cama box sim, mas o acabamento nas laterais não vai ficar muito bom.
    Como a formica é muito fininha (1,3mm) não da pra colar fita de topo, então vai ficar uma beiradinha cinza, uma solução seria pintar a parede de branco e "rejuntar" essa beiradinha com cimento branco.
    Outra sugestão seria comprar uma chapa de MDF revestido, que tem uma espessura maior, e comprar fita de topo referente ao padrão escolhido para o MDF, assim o acabamento fica melhor.

    Me mande um email para brunapiana.arq@hotmail.com, que te passo os contatos da formica e aonde comprar chapa de MDF, conheço um lugar onde eles já colam a fita de topo pra você.

    Espero ter ajudado e fico aguardando o seu email!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Bruna que idéia super legal, faz menos sujeira e fica uma coisa bem clara, bem limpa, bem padronizado e em termos de custo beneficio deve ser bem legal tb. Estava apostando nessa ideia, mas não tinha visto nada tao interessante, a minha pergunta é a seguinte: Posso colar por cima do azulejo da cozinha e qual é a cola indicada para essa colagem? Um beijo e parabéns, meu e-mail é maryrutt@ig.com.br se puder me responder te agradeceria muito. Fica na paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, essas perguntas você tem que fazer para a empresa que vai instalar a formica pra você.
      Eu acho que pode sim, mas antes terá que ser feita uma regularização da parede nos azulejos da cozinha.
      Se morar em BH te indico lojas que façam.
      Bruna

      Excluir
  6. Ola Bruna,
    Estou reformando meu apto e achei legal essa ideia da formica. Pensei em colocar por cima dos azulejos da minha area de servico, ja que isolamos uma porta que havia nela e não estamos conseguindo azulejos iguais aos que estão lá.
    Gostaria que me passasse os contatos sou de BH meu email sabrinacarlaf@yahoo.com.br.
    Beijos e deste já obrigada!!!
    Sabrina Vairus

    ResponderExcluir
  7. Estou reformando meu apto e achei legal essa ideia da formica. Vou colocar agora nas portas da cozinha, banheiros, lavanderia. Gostaria que me passasse os contatos para compra da fórmica em BH, inclusive indicando-me o pessoal da mão-de-obra para fazê-lo.Meu email é marcoleao@oi.com.br.
    Deste já obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Otima ideia! Tambem gostaría de saber os contatos ledribeiro@ig.com.br parabens

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos e Bruna, gostaria de saber dos contatos para compra da fórmica, moro em BH, e tenho interesse.daysev.campos@bol.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. ola,
    tudo bem, adorei o trabalho que fizeram na sua casa.
    estou em BH poderia me passar os contados das empresas.
    muito obrigada, boa noite.
    segue me contato erikafreitas.adv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Meu nome é Cristina e moro em BH. Preciso reformar uma cozinha q já tem revestimento de fórmica, penso q terei de substituir as placas, q já estão velhinhas. Por favor, pode passar os contatos de lojas e mão de obra? Meu contato é crismota@yahoo.com. obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Bruna e Carlos
    Já era adepta da ideia de trocar a parede da cozinha por fórmica. Vocês poderiam, por favor, me passar os contatos das empresas que vendem e instalam? Terei certamente um serviço prévio de pedreiros.
    Super grata! Meu contato: veroz@uol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Bruna e Carlos
    Já era adepta da ideia de trocar a parede da cozinha por fórmica. Vocês poderiam, por favor, me passar os contatos das empresas que vendem e instalam? Terei certamente um serviço prévio de pedreiros.
    Super grata! Meu contato: veroz@uol.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir